154

O papel do mapeamento genético na medicina

médicos discutindo diagnóstico por meio do sequenciamento genético

O desenvolvimento da engenharia genética possibilitou o reconhecimento de diversas doenças por meio do mapeamento genético. Conheça as principais vantagens do uso de novas tecnologias na medicina.

A engenharia genética trabalha os pilares da biotecnologia e da medicina de precisão aplicados ao genoma humano. Compreende um conjunto de técnicas de manipulação do DNA, com objetivo de aprimorar e reestruturar a genética de determinada espécie.

Os avanços da medicina e da engenharia genética possibilitaram, por meio do mapeamento genético, que o DNA fosse decifrado, identificando genes causadores de determinadas doenças.

Hoje, a engenharia genética se faz presente em diversas áreas da medicina, em especial, no diagnóstico e tratamento das doenças. Os maiores ganhos estão associados ao reconhecimento das doenças raras e a possibilidade de aplicar a terapia adequada para cada paciente.

Por que o mapeamento genético é importante?

As doenças raras continuam desafiando muitos médicos. Nesse processo, a medicina segue desenvolvendo diagnósticos cada vez mais precisos e precoces, para que o paciente inicie o acompanhamento o quanto antes.

A partir da medicina de precisão e das técnicas de engenharia genética, as doenças raras começaram a ser identificadas. Isso tornou possível, inclusive, reconhecer a predisposição a algumas doenças.

Quando as alterações genéticas são detectadas em pacientes e identificadas como possíveis agentes de uma doença, existe a oportunidade de tratá-la ao nível genético, com intuito de curá-la antes mesmo do seu desenvolvimento.

Não utilizar as estratégias da engenharia genética associada à medicina de precisão retarda o diagnóstico e piora o prognóstico do paciente, prejudicando na evolução do tratamento.

Quais são os principais benefícios do mapeamento genético?

O mapeamento genético confirma de forma definitiva o diagnóstico das doenças raras e comuns. Quando a alteração é encontrada no gene causador das doenças, a associação com os sintomas e o histórico do paciente também são confirmados.

Em algumas situações, dependendo da alteração identificada nos exames de mapeamento genético, é possível prever a gravidade da doença, formas de manifestação clínica e a resposta aos tratamentos.

Ter acesso a todas essas informações permite ao médico determinar um tratamento personalizado, com medicações específicas, reduzindo falhas e reações adversas ao medicamento utilizado.

Esses avanços já fazem parte no diagnóstico, prevenção e tratamento de algumas doenças. Em oncologia, o mapeamento genético permite detectar o aumento de formas de certos tipos de câncer, impulsionando a medicina preventiva de precisão.

Além disso, o mapeamento genético substitui alguns exames diagnósticos, muitas vezes reduzindo o custo total com a investigação médica e o tempo de espera para o diagnóstico final.

Outro ganho está relacionado ao aconselhamento genético. O termo engloba o processo no qual pacientes e seus familiares, já diagnosticados com doenças raras ou comuns, são aconselhados por profissionais da área. O objetivo é estimar a probabilidade de transmitir a doença aos descendentes.

O mapeamento genético auxilia médicos e outros profissionais de saúde a identificar carências do organismo, sensibilidades alimentares ou fisiológicas e até determinados comportamentos. Hoje, já é um importante instrumento para procedimentos clínicos e conduta médica.

Estar alinhado às novas tecnologias da engenharia genética coloca os médicos um passo à frente na prática clínica. Entender o mapeamento genético e suas aplicações conduzem os profissionais da área a praticarem a medicina de precisão, favorecendo na evolução do paciente.

Conheça nossos conteúdos médicos sobre Engenharia Genética e Genoma Humano e contribua para a precisão no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Compartilhe

Comentários

Leave a Reply

Posts relacionados

Alterações nos Termos de Uso

Os termos de uso do Medpedia foram alterados. Você pode aceitar ou recusar através do centro de preferências ou através dos botões abaixo. Para continuar utilizando o MedPedia você precisa concordar com os novos termos de uso.